QUAL A DIFERENÇA ENTRE O PAPEL DO ENGENHEIRO CIVIL E DO ARQUITETO EM UM PROJETO E EXECUÇÃO DE UMA EDIFICAÇÃO?

A divisão entre estas duas profissões é recente, de uns 150 anos para cá aproximadamente, pois antes disso o arquiteto respondia sozinho pelo conjunto do projeto e de sua execução. Dentro da complexa evolução da sociedade moderna e da inevitável divisão do trabalho e especialidades daí advindas, chegamos a separação entre as habilidades do arquiteto e a do engenheiro.

Contudo elas não devem nem podem caminhar separadamente pois são complementarias.O arquiteto é o especialista do projeto espacial, ele trata com as dimensões e suas proporções colocando-as a serviço do homem e suas necessidades, sejam estas as mais básicas e objetivas até as mais complexas e subjetivas possíveis.

Por isso na maioria das universidades a arquitetura pertence aos centros das Ciências Humanas, por seu envolvimento com as artes, a história e a filosofia, em ponte com as Ciências Exatas, a matemática, a física e a própria engenharia, da qual recebe noções em larga escala. Este conjunto de conhecimentos habilita o arquiteto a produzir e coordenar o projeto arquitetônico tendo o engenheiro como parceiro e aliado na elaboração dos projetos complementares (Projeto Estrutural, Elétrico, Hidráulico, etc.) e na solução de problemas técnicos específicos e imprescindíveis na execução da obra.

Escrito por

Vivamus vel sem at sapien interdum pretium. Sed porttitor, odio in blandit ornare, arcu risus pulvinar ante, a gravida augue justo sagittis ante. Sed mattis consectetur metus quis rutrum. Phasellus ultrices nisi a orci dignissim nec rutrum turpis semper.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário